LOCAL: Estácio - Auditório - Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 673, Jabaquara, São Paulo - SP (próximo a estação Conceição do Metrô L1-Azul) (como chegar - mapa)
CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO: 120 horas (certificado digital com 75% de presença, sendo 70h presencial; 50h de estudo bibliográfico*)
DURAÇÃO DO CURSO: Dezembro de 2017 a Julho de 2018 dividido em 7 módulos.
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 980684462 (tim) - WhatsApp
Estudantes e profissionais de Medicina, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade entre outros e demais interessados no assunto.
02 de dezembro de 2017 - módulo 1;
20 de janeiro de 2018 - módulo 2;
03 de fevereiro de 2018 - módulo 3;
28 de abril de 2018 - módulo 4;
19 de maio de 2018 - módulo 5;
23 de junho de 2018 - módulo 6;
21 de julho de 2018 - módulo 7.
Sábado
8h às 9h - Credenciamento
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.
* Cronograma e horário sujeito a alterações!
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que aproximadamente 10% da população de qualquer país sofre algum tipo de alteração no desenvolvimento.
Após o nascimento, existem várias etapas do desenvolvimento infantil. Atualmente, sabe-se que estímulos externos direcionados e realizados por um ou mais profissionais preparados, causam modificações nas conexões entre neurônios, bem como rearranjos em diferentes graus em determinadas áreas funcionais. Estes fenômenos são chamados de neuroplasticidade. Outros estímulos podem iniciar ou até manter o desenvolvimento na fase adulta, porém com maior dificuldade.
Indicado para quem atua diretamente com crianças e, por vezes, necessitam de uma orientação na avaliação e identificação de determinados déficits e treinamento que os auxilie na indicação para acompanhamento ou tratamento desses alunos / pacientes, já que consiste em avaliar as modificações menos visíveis do desenvolvimento como a cognição, a atenção, a concentração entre muitas outras.
Maria Paula Raphael - Fonoaudióloga formada pela UVA, Sociopsicomotrista e Socioterapeuta Ramain Thiers, Especialista em Fonoaudiologia Hospitalar; Especialista em Eletrofonoterapia; Docente da AVM Faculdade Integrada (UCAM),na pós-graduação de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia Institucional e Clinica e Psicomotricidade; Supervisora na Formação em Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, Membro da Comissão Científica (CESIR-Núcleo Ramain Thiers ltda), Fonoaudióloga no Projeto Viva Mais na Associação dos Veteranos do Hospital do Andaraí, Co-autora de livros e participante em eventos como conferencista. Colunista no Blog da Creative Ideias.
Daniela Tsubota - Psicóloga (CRP 06/102416) graduada pela USP, Mestre em Psicologia na área de Avaliação Neuropsicológica Infantil pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Neuropsicologia pelo INESP. Colaboradora do Laboratório de Terapia Comportamental da USP (LTC-USP) e do Ambulatório de Autismo do Instituto de Psiquiatria da USP (PROTEA). Possui experiência na área de Psicologia Hospitalar, Psicoterapia Analítico-Comportamental, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Neuropsicóloga colaboradora e pesquisadora no Ambulatório do Programa de Transtornos do Espectro Autista (PROTEA-IPqHCFMUSP)
.
OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o evento não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional. Caso haja algum problema operacional em relação ao local do evento, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro local.
PÚBLICO ALVO:
Estudantes e profissionais de Medicina, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade entre outros e demais interessados no assunto.
CRONOGRAMA:
02 de dezembro de 2017 - módulo 1;
20 de janeiro de 2018 - módulo 2;
03 de fevereiro de 2018 - módulo 3;
28 de abril de 2018 - módulo 4;
19 de maio de 2018 - módulo 5;
23 de junho de 2018 - módulo 6;
21 de julho de 2018 - módulo 7.
HORÁRIO:
Sábado
8h às 9h - Credenciamento
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.
* Cronograma e horário sujeito a alterações!
OBJETIVO:
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que aproximadamente 10% da população de qualquer país sofre algum tipo de alteração no desenvolvimento.
Após o nascimento, existem várias etapas do desenvolvimento infantil. Atualmente, sabe-se que estímulos externos direcionados e realizados por um ou mais profissionais preparados, causam modificações nas conexões entre neurônios, bem como rearranjos em diferentes graus em determinadas áreas funcionais. Estes fenômenos são chamados de neuroplasticidade. Outros estímulos podem iniciar ou até manter o desenvolvimento na fase adulta, porém com maior dificuldade.
Indicado para quem atua diretamente com crianças e, por vezes, necessitam de uma orientação na avaliação e identificação de determinados déficits e treinamento que os auxilie na indicação para acompanhamento ou tratamento desses alunos / pacientes, já que consiste em avaliar as modificações menos visíveis do desenvolvimento como a cognição, a atenção, a concentração entre muitas outras.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1 - Neurodesenvolvimento Infantil 1
Carga Horária: 10h | Professor: Dr. Rubens Wajnsztejn
a) Aguardando o conteúdo do professor.
a) Aguardando o conteúdo do professor.
Módulo 2 – Neurodesenvolvimento Infantil 2
Carga Horária: 10h | Professor: Dr. Rubens Wajnsztejn
a) Aguardando o conteúdo do professor.
a) Aguardando o conteúdo do professor.
Módulo 3 – Funções Executivas
Carga Horária: 10h | Professora: Marta Relvas
a) Aguardando o conteúdo do professora.
a) Aguardando o conteúdo do professora.
Módulo 4 - Linguagem
Carga Horária: 10h | Professora: Maria Paula Raphael
a) Aguardando o conteúdo da professora.
a) Aguardando o conteúdo da professora.
Módulo 5 – Psicomotricidade
Carga Horária: 10h | Professora: Rita Thompson
a) Aguardando o conteúdo da professora.
a) Aguardando o conteúdo da professora.
Módulo 6 – Transtornos de Aprendizagem
Carga Horária: 10h | Professora: Rita Thompson
a) Aguardando o conteúdo da professora.
a) Aguardando o conteúdo da professora.
Módulo 7 - Autismo
Carga Horária: 10h | Professora: Daniela Tsubota
a) Aguardando o conteúdo da professora.
a) Aguardando o conteúdo da professora.
*Módulo Intermediário – Estudo Bibliográfico
Carga Horária: 50h
Para complementar a formação do Curso de Aprimoramento sobre Autismo (módulo opcional), é necessário ler os livros e assistir aos vídeos abaixo e entregar uma resenha de cada livro e filme até o módulo 4, impresso em folha A4, com no mínimo 30 linhas, cada uma. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 23h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail, ou em pendrive.
Para complementar a formação do Curso de Aprimoramento sobre Autismo (módulo opcional), é necessário ler os livros e assistir aos vídeos abaixo e entregar uma resenha de cada livro e filme até o módulo 4, impresso em folha A4, com no mínimo 30 linhas, cada uma. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 23h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail, ou em pendrive.
ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los separadamente.
a) Neuroeducação 1 - Heber Maia - Editora WAK;
b) Neurociência e Educação - Marta Relvas - Editora WAK;
c) A Infância e a Psicomotricidade - Fátima Alves - Editora WAK;
d) Neurodesenvolvimento e transdisciplinaridade - Mauro Muszkat, Cláudia Berlim de Mello, Sueli Rizzutti (organizadores) - Editora Memnon;
e) Filme "Aprendendo neurofisiologia" | Clique e assista ao filme
f) Filme "TED Talks - O que Existe de Tão Especial Sobre o Cérebro Humano? - Suzana Herculano-Houzel | Clique aqui e assista ao filme
b) Neurociência e Educação - Marta Relvas - Editora WAK;
c) A Infância e a Psicomotricidade - Fátima Alves - Editora WAK;
d) Neurodesenvolvimento e transdisciplinaridade - Mauro Muszkat, Cláudia Berlim de Mello, Sueli Rizzutti (organizadores) - Editora Memnon;
e) Filme "Aprendendo neurofisiologia" | Clique e assista ao filme
f) Filme "TED Talks - O que Existe de Tão Especial Sobre o Cérebro Humano? - Suzana Herculano-Houzel | Clique aqui e assista ao filme
CORPO DOCENTE:
Rita Thompson - Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV; Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - SBP, e autora de diversos artigos científicos (em livros de psicomotricidade, neuropsicologia, neuroeducação e educação).
Dr. Rubens Wajnsztejn - Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo. Residência médica em Neurologia Infantil na Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo.Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Professor Assistente da Disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina do ABC.Coordenador do Programa de residência Médica em Neurologia Infantil da Faculdade de Medicina do ABC. Presidente da SBNI - Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.
Marta Pires Relvas - Bióloga. Certificada por Reggio Emilia Study Abroad Program - Italy, em Abordagens Pedagógicas da Educação de Reggio Emília ( 2017). Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Mestrado em Psicanálise pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo (2007). Pós graduada em Psicopedagogia Institucional, pela AVM/ UCAM. Pós graduada em Anatomia Humana, pela CCL, Especialista em Fisiologia Humana, pelo Conselho Regional de Biologia - 2ª, Especialista em Bioética, pelo Conselho de Biologia - 2ª, Especialista em Didática do Ensino Superior, pelo IBMR. Professora de Neurociência e Educação, Neuroanatomia e Neurofisiologiada da aprendizagem, na AVM / UCAM, nos cursos de pós graduação da área Pedagógica e Psicopedagógica, Psicomotora. Professora no curso de Habilitação em Licenciatura para Docência do Ensino Fundamental e Médio com a disciplina Análise Biopsicológica do alunado. Professora do curso de pós graduação de Docência Superior com a área do conhecimento em Fundamentos Biológicos da Educação. Professora e Orientadora de Metodologia da Pesquisa no curso de pós graduação em Neurociência Pedagógica, na AVM / UCAM. Professora no curso de graduação de Pedagogia na modalidade EAD da Faculdade Unyleya, com a disciplina Metodologia do Ensino de Ciências. Professora da Universidade Estácio de Sá, nos cursos de graduação tecnológica, graduação Bacharelado Estética, Biomedicina, Educação Física, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Biologia nas disciplinas de Biologia Celular, Fisiologia Humana, Neurofisiologia Humana, Neuroanatomia Humana, Bioética Aplicada, Histologia e Embriologia e no curso de Licenciatura em Pedagogia na disciplina de Conteúdo e Metodologia na Prática de Ensino de Ciências e Educação Ambiental, Educação Inclusiva. Professora na pós graduação da Universidade Estácio de Sá como regente nas disciplinas de Fisiologia Humana, Bioética e Biologia Celular. Professora na modalidade EAD na Universidade Estácio de Sá. Mentora e Coordenadora do curso de pós graduação de Neurociência Pedagógica da AVM / UCAM. Autora de livros na área de Neurociência e Aprendizagem, editora WAK, Rio de Janeiro. Tem 37 anos de experiência como Professora na Educação Básica, ministrando as disciplinas de Ciências e Biologia. E na Educação Superior com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Biologia Celular, Neurofisiologia, Neuroanatomia, Neurociências, Histologia e Embriologia e Práticas pedagógicas. Atua ainda como Professora Universitária da Universidade AVM Educacional / Cândido Mendes e da Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, com sólida carreira de palestrante no Brasil e no exterior.
Maria Paula Raphael - Fonoaudióloga formada pela UVA, Sociopsicomotrista e Socioterapeuta Ramain Thiers, Especialista em Fonoaudiologia Hospitalar; Especialista em Eletrofonoterapia; Docente da AVM Faculdade Integrada (UCAM),na pós-graduação de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia Institucional e Clinica e Psicomotricidade; Supervisora na Formação em Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, Membro da Comissão Científica (CESIR-Núcleo Ramain Thiers ltda), Fonoaudióloga no Projeto Viva Mais na Associação dos Veteranos do Hospital do Andaraí, Co-autora de livros e participante em eventos como conferencista. Colunista no Blog da Creative Ideias.
Daniela Tsubota - Psicóloga (CRP 06/102416) graduada pela USP, Mestre em Psicologia na área de Avaliação Neuropsicológica Infantil pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Neuropsicologia pelo INESP. Colaboradora do Laboratório de Terapia Comportamental da USP (LTC-USP) e do Ambulatório de Autismo do Instituto de Psiquiatria da USP (PROTEA). Possui experiência na área de Psicologia Hospitalar, Psicoterapia Analítico-Comportamental, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Neuropsicóloga colaboradora e pesquisadora no Ambulatório do Programa de Transtornos do Espectro Autista (PROTEA-IPqHCFMUSP)
OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o evento não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional. Caso haja algum problema operacional em relação ao local do evento, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro local.
INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e limitado a capacidade total do auditório):
* Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. A partir da 2ª parcela, o pagamento será realizado em boleto bancário, que será enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição! ** Caso o grupo seja desfeito por qualquer motivo, e não atinja o número mínimo de 3 pessoas durante o curso, a inscrição dos demais participantes serão consideradas como individual, e será cobrado a diferença do valor da inscrição.
INSCRIÇÕES E PAGAMENTO:
http://creativeideias.com.br/curso-de-aprimoramento-em-neurodesenvolvimento-infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário