LOCAL:
PUC - Auditório do Museu de Ciências Naturais - Rua Dom José Gaspar, 290 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG
CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO:
100 horas ( 70h aula presencial e 30h estudo bibliográfico)
DURAÇÃO DO CURSO:
7 meses | Maio a Novembro de 2017
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 980684462 (tim)
PÚBLICO-ALVO:
Psicólogos, Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com autistas ou pessoas com desenvolvimento atípico.
CRONOGRAMA:
20 de maio de 2017 - módulo 1;
24 de junho de 2017 - módulo 2
8 de julho de 2017 - módulo 3;
12 de agosto de 2017 - módulo 4;
16 de setembro de 2017 - módulo 5;
21 de outubro de 2017 - módulo 6;
18 de novembro de 2017 - módulo 7.
24 de junho de 2017 - módulo 2
8 de julho de 2017 - módulo 3;
12 de agosto de 2017 - módulo 4;
16 de setembro de 2017 - módulo 5;
21 de outubro de 2017 - módulo 6;
18 de novembro de 2017 - módulo 7.
HORÁRIO:
Sábado
8h às 9h - Credenciamento | Secretaria
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.
OBJETIVO:
Apresentar e discutir bases teóricas e práticas que se aplicam em uma intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada, contribuindo para uma formação fundamentada na coerência entre prática e princípios analitico-comportamentais, e com isso, capacitar pais, cuidadores e profissionais da área da educação e saúde que atuem com indivíduos diagnosticados dentro do espectro do autismo ou com desenvolvimento atípico a lidarem de maneira educativa e construtiva com esses indivíduos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1 | Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento - Conceitos Básicos
Carga Horária: 10h | Professora: Cássia Leal da Hora
a) Filosofia Behaviorista Radical;
b) Comportamento Respondente;
c) Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção.
Módulo 2 | Avaliação Comportamental
Carga Horária: 10h | Professor: Saulo Velasco
• O processo de avaliação comportamental
a) Definição e propósito da avaliação comportamental
b) Fases da avaliação comportamental
c) Métodos de avaliação
• Seleção e definição de comportamentos-alvo
a) Como identificar potenciais alvos de intervenção
b) Como estabelecer uma hierarquia de alvos prioritários
• Avaliação Funcional
a) Topografia vs. função
b) Etapas da avaliação funcional
c) Formas de avaliação
d) O papel da avaliação funcional no planejamento de intervenções.
Módulo 3 | Como lidar com comportamentos problema
Carga Horária: 10h | Professora: Carolina Vieira
1) A importância da Avaliação Funcional na tomada de decisões sobre procedimentos para manejo de comportamentos difíceis ou socialmente inadequados (breve síntese, retomando aula anterior dada pelo professor Saulo Velasco);
2) Principais comportamentos considerados de difícil manejo;
3) Principais procedimentos para manejo de comportamentos difíceis ou socialmente inadequados;
4) O controle aversivo no manejo de comportamentos difíceis – afinal, o uso da punição é válido?
5) A importância das dicas/pistas visuais na prevenção e manejo de comportamentos considerados difíceis ou socialmente inadequados.
2) Principais comportamentos considerados de difícil manejo;
3) Principais procedimentos para manejo de comportamentos difíceis ou socialmente inadequados;
4) O controle aversivo no manejo de comportamentos difíceis – afinal, o uso da punição é válido?
5) A importância das dicas/pistas visuais na prevenção e manejo de comportamentos considerados difíceis ou socialmente inadequados.
Módulo 4 | Esquemas de Reforçamento e Controle de Estímulos
Carga Horária: 10h | Professor: Saulo Velasco
a) Esquemas de Reforçamento e Modelagem;
b) Operações Motivadoras;
c) Controle de estímulos: Discriminação e Generalização.
Módulo 5 | Generalização das respostas
Carga Horária: 10h | Professora: Ariene Coelho
Planejamento de Mudança Comportamental Generalizada
a) Generalização e Manutenção de Mudança Comportamental;
b) Estratégias e Táticas para promover mudança;
c) Modificando e Finalizando Intervenções Efetivas.
Módulo 6 | Comportamento Verbal
Carga Horária: 10h | Professora: Ariene Coelho
- O que é Comportamento Verbal
- Identificando os Operantes Verbais
- Controle Múltiplo do Comportamento Verbal
- Aplicações do Comportamento Verbal: Avaliação e intervenção
- Atividade prática.
Módulo 7 | Atividades de Vida Diária e Construindo o Brincar
Carga Horária: 10h | Professora: Maria Carolina Correa Martone
1. Toalete
Problemas associados com o controle de esfíncter;
Treino de toalete.
Problemas associados com o controle de esfíncter;
Treino de toalete.
2. Sono
Transtornos frequentes associados com TEA;
Reorganização da rotina do sono;
Avaliação funcional da hora de dormir.
Transtornos frequentes associados com TEA;
Reorganização da rotina do sono;
Avaliação funcional da hora de dormir.
3. Alimentação
Transtornos frequentes associados com TEA;
Estratégias de ensino.
Transtornos frequentes associados com TEA;
Estratégias de ensino.
4. Brincar
Fases;
O que observar;
Como ensinar.
Fases;
O que observar;
Como ensinar.
Módulo Intermediário – Estudo Bibliográfico (opcional)
Carga Horária: 30h
Para complementar a formação do Curso de Qualificação em ABA, é necessário ler os livros e entregar uma resenha crítica até o módulo 5, impresso em folha A4, com no mínimo 4 laudas, em Times New Roman, tamanho 12. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 30h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!
Para complementar a formação do Curso de Qualificação em ABA, é necessário ler os livros e entregar uma resenha crítica até o módulo 5, impresso em folha A4, com no mínimo 4 laudas, em Times New Roman, tamanho 12. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 30h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!
ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.
a) Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar - Laís Pereira Khoury e colaboradores - Editora Memnon; Clique aqui e baixe o pdf do livro
b) Manejo comportamental de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams - Solange de Freitas Branco Lima e colaboradores - Editora Memnon; Clique aqui e baixe o pdf do livro
c) Sobre o Behaviorismo - B.F. Skinner - Editora Cultrix.
COORDENAÇÃO DO CURSO:
Gabriela Parpinelli - Psicóloga Analítico Comportamental e Supervisora Clínica; Especialista em Análise do Comportamento - Núcleo Paradigma/SP; Especialista em Neurociências aplicadas a Aprendizagem - IPUB/UFRJ. Tem experiência em intervenção ABA com indivíduos diagnosticado com autismo, em atendimento psicoterapêutico a adolescentes e crianças, e em planejamento de atividades educacionais. Professora de Educação inclusiva do programa de Pós-graduação de Neurociências Aplicadas - IPUB/UFRJ e Supervisora do módulo prático do Curso de Aprimoramento em ABA - Análise do Comportamento realizado pela Creative Ideias. CRP: 05-38557.
PROFESSORES:
Ariene Coelho - Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela USP - Universidade de São Paulo. Especialista em Clínica com ênfase em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR - Campinas. Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saude Pública - Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências. CRP: 06/101144
Saulo Missiaggia Velasco - Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (esse último, com período sanduíche na Universidade do Minho em Portugal). Ainda no Departamento de Psicologia Experimental da USP, realizou pós-doutorado (2013), atuando como docente e pesquisador associado. Realiza investigações sobre comportamento complexo em humanos e não humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento simbólico, análise comportamental de fenômenos sociais e programação de contingências de ensino. Atualmente, é professor e orientador nos cursos de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, Especialização em Clínica Analítico-Comportamental e Especialização em Análise do Comportamento Aplicada, no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde também é coordenador e supervisor no curso de Formação em Tecnologia de Ensino Aplicada ao Estudo. Além disso, trabalha com desenvolvimento de estratégias e hábitos de estudo em crianças e adolescentes, na Pró-estudo - Serviços de Psicologia. CRP 06/87867
Maria Carolina Correa Martone - Terapeuta Ocupacional pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Psicologia Experimental pela PUC –SP e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Ente os anos de 2007-2008 frequentou uma residência no The New England Center for Children/ Massachusetts, EUA, local onde trabalhou com análise aplicada do comportamento/ABA junto à crianças e adolescentes com Transtornos Globais do Desenvolvimento. CREFITO3/ 3384-TO
Carolina Vieira dos Santos - Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2003), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutorado em Psicologia Experimental pela USP (2011). Fez parte da equipe do Grupo Gradual de Intervenção Comportamental até 2015 e atualmente trabalha na aplicação e atendimento clínico a indivíduos com diagnósticos de transtornos do desenvolvimento, especialmente TEA. Principais temas de pesquisa e aplicação: ABA e desenvolvimento atípico; formação em Psicologia, variabilidade comportamental, controle aversivo.
Cássia Leal da Hora - Analista do Comportamento e Psicóloga formada pela PUC-SP, Mestre em Psicologia Experimental e Análise do Comportamento pela USP-SP. Doutora em Psicologia Experimental na PUC-SP. Tem se dedicado a pesquisar e intervir com crianças e adolescentes que apresentam desenvolvimento atípico, coordenando equipes de intervenção baseadas em ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Professora convidada do curso de Aprimoramento em Orientação Parental do Centro Paradigma. CRP 06/87228
OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional, ou a remarcação do módulo.
INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e sujeito a lotação do auditório):
*Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. A partir da 2ª parcela, o pagamento será realizado em boleto bancário, que será enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição! ** Caso o grupo seja desfeito por qualquer motivo, e não atinja o número mínimo de 3 pessoas durante o curso, a inscrição dos demais participantes serão consideradas como individual, e será cobrado a diferença do valor da inscrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário