terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Curso de Qualificação em ABA - Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico - Turma 5 Rio de Janeiro




 
LOCAL:
Colégio Pedro II: Rua Marechal Floriano, 80 - Salão Nobre - Centro - Rio de Janeiro (Em frente a Avenida Passos; Próximo ao Metro Uruguaiana; Metro Vargas) (Como Chegar - Mapa)
*Atenção: Caso haja algum problema operacional ou qualquer outro fator impeditivo em relação ao local do evento, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro local.

 

CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO*:
até 160 horas (110h presencial e 50h de estudo bibliográfico)
 
DURAÇÃO DO CURSO:
11 meses - Maio de 2019 a Maio de 2020
INFORMAÇÕES:
Telefone: (21) 2577 8691 ou (21) 980684462 (WhatsApp) Atendimento de segunda a quinta, das 9h às 18h. Sexta a Domingo não há atendimento!

 

PÚBLICO-ALVO:
Psicólogos, Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com autistas ou pessoas com desenvolvimento atípico.

 

CRONOGRAMA:
25 de maio de 2019 - módulo 1;
29 de junho de 2019 - módulo 2;

27 de julho de 2019 - módulo 3;

24 de agosto de 2019 - módulo 4;

14 de setembro de 2019 - módulo 5;

5 de outubro de 2019 - módulo 6;

23 de novembro de 2019 - módulo 7;

1 de fevereiro de 2020 - módulo 8;

7 de março de 2020 - módulo 9;

4 de abril de 2020 - módulo 10;

9 de maio de 2020 - módulo 11.

 

 

HORÁRIO:
Sábado
8h às 8h30 - Credenciamento | Secretaria
8h30 às 18h - Curso com intervalo para almoço.

OBJETIVO:

Apresentar e discutir bases teóricas e práticas que se aplicam em uma intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada, contribuindo para uma formação fundamentada na coerência entre prática e princípios analitico-comportamentais, e com isso, capacitar pais, cuidadores e profissionais da área da educação e saúde que atuem com indivíduos diagnosticados dentro do espectro do autismo ou com desenvolvimento atípico a lidarem de maneira educativa e construtiva com esses indivíduos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1 - Neurodesenvolvimento do Autismo


Carga Horária: 10h
a) Introdução ao Conceito de Autismo e Diagnóstico;
b) Neurobiologia do Autismo: Modelos Neurológicos.

Módulo 2 - Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento - Conceitos Básicos 1*


Carga Horária: 10h
a) Filosofia Behaviorista Radical;
b) Comportamento Respondente;
c) Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção.

Módulo 3 - Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento - Conceitos Básicos 2*


Carga Horária: 10h
a) Filosofia Behaviorista Radical;
b) Comportamento Respondente;
c) Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção.

Módulo 4 - Comportamento Verbal


Carga Horária: 10h
- O que é Comportamento Verbal
- Identificando os Operantes Verbais
- Controle Múltiplo do Comportamento Verbal
- Aplicações do Comportamento Verbal: Avaliação e intervenção
- Atividade prática.

Módulo 5 - Avaliação Comportamental


Carga Horária: 10h
O processo de avaliação comportamental
a) Definição e propósito da avaliação comportamental
b) Fases da avaliação comportamental
c) Métodos de avaliação

Seleção e definição de comportamentos-alvo
a) Como identificar potenciais alvos de intervenção
b) Como estabelecer uma hierarquia de alvos prioritários

Avaliação Funcional
a) Topografia vs. função
b) Etapas da avaliação funcional
c) Formas de avaliação
d) O papel da avaliação funcional no planejamento de intervenções.

Módulo 6 - Esquemas de Reforço e Controle de Estímulos


Carga Horária: 10h
a) Esquemas de Reforçamento e Modelagem;
b) Operações Motivadoras;
c) Controle de estímulos: Discriminação e Generalização.

Módulo 7 - Estratégias de Ensino em Terapia I: Fortalecimento de Repertório Comportamental e Tentativas Discretas


Carga Horária: 10h
Aguardando conteúdo informado pela profissional.

Módulo 8 - Estratégias de Ensino em Terapia II: Ensino em Ambiente Natural e Generalização


Carga Horária: 10h
Aguardando conteúdo informado pela profissional.

Módulo 9 - Como lidar com comportamentos problema


Carga Horária: 10h
1)      Principais comportamentos considerados de difícil manejo;
2)      Principais procedimentos para manejo de comportamentos difíceis ou socialmente inadequados;
3)      O controle aversivo no manejo de comportamentos difíceis – afinal, o uso da punição é válido?
4)      A importância das dicas/pistas visuais na prevenção e manejo de comportamentos considerados difíceis ou socialmente inadequados.
 

Módulo 10 - Habilidades Básicas: Banheiro, Sono, Alimentação e o Brincar


Carga Horária: 10h
1. Toalete
Problemas associados com o controle de esfíncter;
Treino de toalete.
2. Sono
Transtornos frequentes associados com TEA;
Reorganização da rotina do sono;
Avaliação funcional da hora de dormir.
3. Alimentação
Transtornos frequentes associados com TEA;
Estratégias de ensino. 
4. Brincar
Fases;
O que observar;
Como ensinar.

Módulo 11 - O trabalho do acompanhante terapêutico no processo de inclusão escolar de acordo com a Análise Aplicada do Comportamento


Carga Horária: 10h
1) Acompanhamento terapêutico: breve histórico geral da profissão;
2) O processo de inclusão escolar de acordo com princípios da Análise do Comportamento;
3) Funções do acompanhante terapêutico na escola de acordo com princípios da Análise do Comportamento;
4) Principais estratégias e procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento utilizados no trabalho do acompanhante terapêutico na escola.


Módulo Intermediário – Estudo Bibliográfico (opcional)

Carga Horária: 50h
Para complementar a formação do Curso de Qualificação em ABA, é necessário ler todos os livros e entregar uma resenha crítica de cada livro até o módulo 8, impresso em folha A4, com no mínimo 4 laudas, para cada livro, em Times New Roman, tamanho 12, constando a cidade e o nome completo.  O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 50h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!

ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.

a) Sobre o Behaviorismo - B.F. Skinner - Editora Cultrix.
b) Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar - Laís Pereira Khoury e colaboradores - Editora Memnon; Clique aqui e baixe o pdf do livro
c) Controle de Estímulos e Comportamento Operante - Tereza Maria de Azevedo Pires Sério - Editora EDUC
d) Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analíticocomportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018.  - Dra. Marilu M. C. Borba e Dr. Romariz S. Barros Clique aqui e baixe o pdf do livro


CORPO DO CENTE (a confirmar):

Ariene Coelho - Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela USP - Universidade de São Paulo. Especialista em Clínica com ênfase em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR - Campinas. Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saude Pública - Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências. CRP: 06/101144

Saulo Missiaggia Velasco - Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (esse último, com período sanduíche na Universidade do Minho em Portugal). Ainda no Departamento de Psicologia Experimental da USP, realizou pós-doutorado (2013), atuando como docente e pesquisador associado. Realiza investigações sobre comportamento complexo em humanos e não humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento simbólico, análise comportamental de fenômenos sociais e programação de contingências de ensino. Atualmente, é professor e orientador nos cursos de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, Especialização em Clínica Analítico-Comportamental e Especialização em Análise do Comportamento Aplicada, no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde também é coordenador e supervisor no curso de Formação em Tecnologia de Ensino Aplicada ao Estudo. Além disso, trabalha com desenvolvimento de estratégias e hábitos de estudo em crianças e adolescentes, na Pró-estudo - Serviços de Psicologia. CRP 06/87867

Daniela Tsubota - Psicóloga (CRP 06/102416) graduada pela USP, Mestre em Psicologia na área de Avaliação Neuropsicológica Infantil pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Neuropsicologia pelo INESP. Colaboradora do Laboratório de Terapia Comportamental da USP (LTC-USP) e do Ambulatório de Autismo do Instituto de Psiquiatria da USP (PROTEA). Possui experiência na área de Psicologia Hospitalar, Psicoterapia Analítico-Comportamental, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Neuropsicóloga colaboradora e pesquisadora no Ambulatório do Programa de Transtornos do Espectro Autista (PROTEA-IPqHCFMUSP)

Carolina Vieira - Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2003); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) PELA usp (2011). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade comportamental, controle aversivo, punição, ensino de análise experimental do comportamento e behaviorismo radical. CRP 81048-06

Cássia Leal da Hora - Analista do Comportamento e Psicóloga formada pela PUC-SP, Mestre em Psicologia Experimental e Análise do Comportamento pela USP-SP. Doutora em Psicologia Experimental na PUC-SP. Tem se dedicado a pesquisar e intervir com crianças e adolescentes que apresentam desenvolvimento atípico, coordenando equipes de intervenção baseadas em ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Professora convidada do curso de Aprimoramento em Orientação Parental do Centro Paradigma. CRP 06/87228

Tiago Florêncio - Psicólogo pela Universidade de Taubaté – SP (2009), com Formação em Clínica Analítico Comportamental Infantil pelo Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento (2014). É Mestrando Profissional em Análise do Comportamento Aplicada pela mesma instituição, sob orientação do professor Dr. Saulo Velasco. Foi professor de Análise Experimental do Comportamento na Faculdade Anhanguera. Foi terapeuta e supervisor no Grupo ARPA de Intervenção ABA para pessoas com TEA e outros distúrbios de desenvolvimento. Foi pesquisador colaborador do Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento. Tem experiência em Acompanhamento Terapêutico e em Clínica Analítico Comportamental. Atualmente é auxiliar de docência no curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA no Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento, atua como supervisor e terapeuta ABA em casos de desenvolvimento atípico. CRP 06/99446

OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional, ou a remarcação do módulo.


INVESTIMENTO - CURSO COMPLETO 11 MÓDULOS (para pagamento até a data limite e limitado a capacidade total do auditório):

 

ATÉ 20/01/19 - de R$ 2.500,00 por:

R$ 2.000,00 - individual (cartão) em até 10x sem juros;
R$ 1.700,00 - individual (depósito) - ou 1a. parcela no depósito de R$ 170,00 e mais 9 parcelas* no boleto de R$ 170,00;
R$ 1.400,00 - por inscrito (depósito) - ou 1a. parcela no depósito de R$ 140,00 e mais 9 parcelas* no boleto de R$ 140,00 - grupo** a partir de 3 pessoas 

* Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. A partir da 2ª parcela, o pagamento será realizado em boleto bancário, que será enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição! ** Caso o grupo seja desfeito por qualquer motivo, e não atinja o número mínimo de 3 pessoas durante o curso, a inscrição dos demais participantes serão consideradas como individual, e será cobrado a diferença do valor da inscrição.


INSCRIÇÕES E PAGAMENTO:

http://creativeideias.com.br/curso-aba-2019-2020 

 

 

 

Um comentário:

  1. Academic writing is clear, concise, focussed, structured and backed up by evidence. Its purpose is to aid the reader’s understanding.
    It has a formal tone and style, but it is not complex and does not require the use of long sentences and complicated vocabulary.
    Each subject discipline will have certain writing conventions, vocabulary and types of discourse that you will become familiar with over the course of your degree. However, there are some general characteristics of academic writing that are relevant across all disciplines.
    Read more about academic writing at Letter of Recommendation Example

    ResponderExcluir