terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O processo de aprendizagem no brincar segundo Vygotsky

Para Vygotsky O brincar, tão característico da infância, traz inúmeras vantagens para a constituição da criança, proporcionando a capacitação de uma série de experiências que irão contribuir para o desenvolvimento futuro da mesma. Vygotsky buscou compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo da história da espécie humana, levando sempre em conta a individualidade de cada sujeito, o qual está imerso no meio cultural que o define. Para ele, o homem constitui-se enquanto ser social e necessita do outro para desenvolver-se. Vygotsky, ao longo de sua obra, discute aspectos da infância, destacando-se suas contribuições acerca do papel que o brinquedo desempenha, fazendo referência a sua capacidade de estruturar o funcionamento psíquico da criança.

Para Vygotsky, o brincar está intimamente ligado ao processo de aprendizagem. Brincar é aprender; na brincadeira, reside a base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança aprendizagens mais elaboradas. O lúdico torna-se, assim, uma proposta educacional para o enfrentamento das dificuldades no processo ensino-aprendizagem.

Segundo Vygostsky (1998), para entendermos o desenvolvimento da criança, é necessário levar em conta as necessidades dela e os incentivos que são eficazes para colocá-las em ação. O seu avanço está ligado a uma mudança nas motivações e incentivos, por exemplo: aquilo que é de interesse para um bebê não o é para uma criança um pouco maior. A criança satisfaz certas necessidades no brinquedo, mas essas necessidades vão evoluindo no decorrer do desenvolvimento. Assim, como as necessidades das crianças vão mudando, é fundamental conhecê-las para compreender a singularidade do brinquedo como uma forma de atividade.

O processo de aprendizagem no brincar segundo Vygotsky 

Conforme Vygotsky (1998, p. 126), “é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de uma esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não pelo dos incentivos fornecidos pelos objetos externos”. A criança se torna menos dependente da sua percepção e da situação que a afeta de imediato, passando a dirigir seu comportamento também por meio do significado dessa situação: “a criança vê um objeto, mas age de maneira diferente em relação àquilo que vê. Assim, é alcançada uma condição em que a criança começa a agir independentemente daquilo que vê” (VYGOTSKY, 1998, p. 127). No brincar, a criança consegue separar pensamento (significado de uma palavra) de objetos, e a ação surge das ideias, não das coisas. Por exemplo: um pedaço de madeira torna-se um boneco. Isso representa uma grande evolução na maturidade da criança.

Vygotsky propõem então que a criança se relaciona com o significado em questão, com a ideia, e não com o objeto concreto que está ao seu alcance. O brinquedo fornece, assim, uma situação de transição entre a ação da criança com objetos concretos e as suas ações com significados. Fator importante, como já discutido anteriormente, para o desenvolvimento da criança. Essa separação do significado do objeto se dá de maneira espontânea: a criança não percebe que atingiu esse desenvolvimento mental. Dessa forma, por meio do brinquedo, a criança começa a compreender a definição funcional de conceitos ou de objetos, e as palavras passam a se tornar parte de algo concreto. Vygotsky (1998) fala ainda que a criança experimenta a subordinação às regras ao renunciar a algo que deseja, e é essa renúncia de agir sob impulsos imediatos que mediará o alcance do prazer e das responsabilidades na brincadeira.

Fonte: https://www.soescola.com/2018/10/o-processo-de-aprendizagem-no-brincar-segundo-vygotsky.html?fbclid=IwAR2Aso2vMnYAZgg6RfDuOxI3M8BFGKU9BaygEL6U6LREcg8Nm5vAK-tW35U

2 comentários:

  1. So why choose us when looking for professional assistance on writing successful medical school essays ? The answer is obvious. We are the team that conceals no information from our customers. You are always welcome to browse our reviews section to discover how satisfied our customers are. We are very proud of our good name and reputation and we are happy to see every single positive response and evaluation of our best practices. From the number of positive responses on our website you may see that we excel ourselves to meet the highest standards you require and we are extremely good at that.

    The fact that you are on http://medicalschoolexamprofessor.com right now means you have found a company of professional essay writers you can trust. A reputable team of highly educated and vastly experienced essayists, we will make sure that the piece of writing you purchase from us is the best one you can imagine. The writers from our agency have the necessary education to give you a very good argumentative essay on health care or an original research paper on health care because health care issues are among the most prioritized directions of our business.

    ResponderExcluir
  2. We are a reputable writing company https://psychologypaper.com of international experience with creation of different types of essays for students of all levels of education. We have a team of professional writers of all possible scientific areas. That is why our agency is always confident about our essays being of the top quality. The assignments we provide for our customers always contain relevant information and facts.

    Due to a number of factors, the mental medicine is nowadays one of extremely popular scientific directions as long as scientists from all over the world explore the reasons for psychological problems, mental health argumentative essay, and the ways to overcome and treat them. People’s psychological peculiarities, behavior, and reactions to various factors and circumstances are under discussion and are carefully examined.

    ResponderExcluir