terça-feira, 17 de novembro de 2015

10 coisas que não devemos dizer para as crianças

Não tem manual de instruções para aprendermos como educar nossos filhinhos da maneira ideal. Usar o bom senso e ter paciência são princípios fundamentais para que a relação com seus filhos seja construída de forma bacana.

Buscar conselhos com seus pais ou pessoas mais velhas também é muito útil e pode te ajudar bastante. 

crianca-brincando-1 

1 – Não chame ou rotule o seu filho de pestinha, chato, lerdo ou qualquer outro adjetivo prejorativo, mesmo que seja de brincadeira. Isso pode fazer com que ele de fato se torne isso.

2 – Não diga apenas que sim. Negar algumas coisas que você acha prudente e perguntar porquê são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

3 – Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir num evento indispensável. Fale apenas que agora é a hora de fazer.

4 – Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, procure saber com ela o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma.

5 – Não diga que a injeção não irá doer, porque você sabe que vai doer. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não tente enganá-la.

crianca-brincando-2

6 – Evite falar palavrões. Seu filho vai repetir as “palavras feias” que ouvir também.

7 – Não ria com o erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na fala pode inibir o desenvolvimento saudável.

8 – Não minta. Os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.

9 – Quando a criança tiver um pesadelo, não diga que foi apenas um sonho ruim e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um pesadelo, tente acalmar seu filho para levá-lo para a cama, fazendo companhia até dormir.

10 – Não diga que vai embora caso você não for obedecido. Ameaças e chantagens não são saudáveis e comprometem o caráter da criança.

Fonte: A arte de amadurecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário