terça-feira, 5 de maio de 2015

Coluna do dia: A Formação dos professores para atuarem nas Classes/Escolas Hospitalares



A educação hoje não é mais vivenciada apenas na escola. Há a necessidade cada vez mais premente de capacitar e trabalhar com professores que respondam e atendam a diversidade  das demandas da sociedade atual.

Segundo Gonzáles (2007) o professor de classe hospitalar atua como especialista dentro do campo de ação hospitalar/pedagógica. Seu ponto em comum é a doença e as suas conseqüências como: emocionais, econômicas, educacionais, etc. Devido às características próprias desta clientela sugere-se que esse profissional tenha uma formação digamos especifica. O autor pontua três características desta “formação”: Uma formação inicial, pois quando o professor começa a fazer parte do programa de classes hospitalares é necessário aproveitar da experiência anterior desse docente e não partir do zero. Também se faz necessário uma formação continuada, pois vivemos em realidade em constante mudança e a formação não deve terminar em momento determinado ela deve ser continua e por ultimo uma formação própria porque é preciso adaptar-se aos condicionantes próprios do meio hospitalar ou da criança doente mesmo que seja os mesmos objetivos ou os mesmos conteúdos que a ação educativa aborde.

Ser professor de classe hospitalar é uma atividade profissional que se realiza em um meio clinico que implica em realizar o diagnóstico psicossocial e formativo da pessoa doente e por outro lado o tratamento individual, familiar e o psicossocial e pedagógica que intervere ou se relaciona com os processos saúde-doença, ensino-aprendizagem, etc.
De acordo com Gonzáles (2007) o professor tem que procurar trabalhar sempre visando à conquista dos objetivos relativos à saúde e a educação e também a tarefa de orientar os membros da equipe de saúde sobre fatores sociais, higiênicos e pedagógicos para os objetivos acima citados sejam alcançados.

Sugere-se dizer que o professor de classe hospitalar deve coordenar-se com as escolas de origem onde seus alunos estão matriculados para facilitar a sua integração após a sua internação.


 Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário