sexta-feira, 27 de março de 2015

Coluna do dia: Descobrindo a vida e promovendo o corpo



 
Todo mundo sabe, que o companheirismo e a prática do bem fazem toda a diferença na vida de uma pessoa, porque a intenção dessa pessoa será viver bem, sem precisar encontrar uma desculpa para não fazer algo. Precisamos aprender a fazer a diferença na vida de alguém e descobrir que a vida é uma grande dádiva e devemos aproveitar nosso tempo ou o tempo ao máximo e buscar melhores momentos. A maior transformação que as boas ações promovem acontece em nossas próprias vidas despontando algumas de nossas obras, muitas vezes através de pensamentos, de sentidos densos e renovados. É muito bom poder entender com mais nitidez a força e a vitalidade de cada pensamento. 
          Mesmo nos tornando uma presença discreta, devemos convidar todos a pensar, refletir, teorizar, ajudando assim a cognição humana, aumentando os saberes de experiências e identificando o melhor no sentir. Há uma diversidade de sentidos, significados e valores que levam a uma melhor interpretação elencando alguns atributos que compõem à construção de saúde e beleza para as concepções de um corpo saudável que muda através do tempo. Faz-se necessário gerar ou produzir sentimentos carregados de símbolos, de alguns questionamentos inseridos nas exigências atribuídas ao corpo.
          O corpo pode ser conhecido, mensurado, dominado, estudado, controlado e transformado. Transformado em algo que pode ser construído numa tentativa de moldar o comportamento e a imagem corporal. Temos que conhecer e estudar o corpo em busca de uma disciplina para promover força de vontade e objetivar uma melhor qualidade de vida afirmando a constituição biológica de cada indivíduo. A exploração do corpo deve incentivar o crescimento de diversos conhecimentos para atender às expectativas criadas sobre o mesmo e desenvolver a saúde e manter uma cultura de bem-estar.
          Cuidar do corpo é promover o desenvolvimento das capacidades físicas, mentais e morais, prevalecendo os saberes e práticas, referendando possibilidades e necessidades para cumprir a função definidora da identidade pessoal. Na construção de corpos a sensibilidade permite uma adequada adaptação ao processo produtivo ou a uma perspectiva pluralista que valoriza princípios lógicos que levam a uma reflexão com relação à cultura corporal onde possibilita a minimização dos sujeitos a uma lógica individualista e de submissão do corpo, assumindo diferentes manifestações e ressignificações.
    A concepção de corpo registra a análise de diferentes realidades, visando identificar e compreender os fenômenos, as causas, significados, implicações e relações que esse corpo tem como perspectiva de vida a interpretação de possibilidades para compreender e estruturar concepções articuladas entre esse corpo, mente e espírito e assim estabelecer e disponibilizar a transmissão dos conhecimentos para levar a credibilidade das ações realizadas por este corpo.
          Descobrir a vida e promover o corpo é considerar a função corporal mais ampla, é buscar soluções, proporcionar condições de construir seu próprio conhecimento. Precisamos trocar experiências, nos tornar cidadãos conscientes para atuar numa realidade social, afetiva e motora. É oportunizar momentos de reflexão e criatividade a partir das suas próprias experiências e analisar a complexidade do seu próprio corpo em relação ao que está a sua volta, num mundo interno e externo. Vamos realizar um trabalho consciente, crítico e que possibilite o cumprimento dos objetivos necessários para educar este corpo visando a sua transformação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário