terça-feira, 22 de novembro de 2011

Inclusão de autistas e deficientes mentais nas aulas de Informática

Zackary
Zackary foto AP

A inclusão de crianças com deficiências em ensinos regulares tanto de escolas públicas quanto das particulares ainda é um assunto novo no mundo todo e no Brasil ainda é mais recente, segundo a Lei nº 10.172, de 9 de Janeiro de 2001, no capítulo 8 garante essa inclusão;

Uma das discussões sobre o assunto é a falta de preparo dos professores que administram todas as matérias em receber esses alunos, junto aos demais alunos que são considerados “normais” e principalmente pelos professores de Informática que precisam lidar com uma sala onde há alunos que possivelmente já tenham contato com o computador em casa e existem alunos na mesma sala, em condições diferentes que precisam de atenção e cuidados mais constantes.

Um dos desafios dessas crianças com autismo e com deficiência mental é conviverem com crianças que não possuem nenhuma síndrome, tendo o apoio e a didática do professor em sala de aula para que essa inclusão aconteça.

Cabe aos educadores a desenvolverem aulas de uma forma mais eficaz e interessante para que possa acolher todos esses alunos de uma maneira mais eficiente e atrativa, já que para um aluno considerado normal a integração tecnológica é um grande atrativo de descobertas e conhecimentos, para alunos com necessidades especiais esse mundo trás uma perspectiva e uma atração em uma proporção muito maior.

Antes desta lei ter sido implantada existia uma barreira já estabelecida pela própria sociedade, em que alunos com deficiências estudavam em escolas especiais, separados dos demais. Com o passar dos tempos foi-se criando preconceitos em relação a essas crianças, portanto além de lidar com as dificuldades do dia a dia nas aulas, lida-se com os preconceitos em relação as crianças com deficiências na sala de aula, tanto os professores de modo geral, os professores de Informática, quanto os alunos.

A inclusão é um trabalho em conjunto entre escolas, professores, pais de alunos e outros membros que possam integrar o grupo escolar. A conversa com os pais também ajuda no desenvolvimento e integração dessas crianças. Saber qual é realmente a dificuldade de aprendizado e a rotina da criança com deficiência ajuda o professor a conseguir integrar melhor esses alunos durante as aulas.

Softwares
Existem poucas ferramentas on-line que poderiam guiar uma criança autista na internet, John LeSieur que atua na área de desenvolvimento de softwares, disse que lhe chamou a atenção o fato de os computadores parecerem não ter utilidade nenhuma para seu neto de seis anos de idade, Zackary (foto acima). O garoto sofre de autismo, e o grande número de opções oferecido pelos PCs confundiam-no de tal forma que Zackary, frustrado, costumava atirar o mouse longe.

zac browser

Por esse motivo criou um programa que, em homenagem ao neto, chamou de Browser Zac para Crianças Autistas. Agora, o software pode ser obtido gratuitamente (tanto para Pc como Mac) em www.zacbrowser.com.

O Browser Zac simplifica a tarefa de usar um computador. Ele bloqueia o carregamento de vários sites, impedindo o acesso a materiais violentos, de conteúdo sexual ou qualquer outro tipo dirigido apenas a adultos. E apresenta um número limitado de sites gratuitos e públicos, com ênfase em jogos educacionais, músicas, vídeos e imagens divertidas, como a de um aquário virtual.

Integração
Segundo a Unesco cerca de 10% da população global tem algum tipo de deficiência, a maioria em países em desenvolvimento. A agência da ONU informa que as tecnologias da informação, com metodologias adaptadas, podem oferecer aos deficientes a capacidade de compensar limitações físicas ou funcionais.

O resultado é a ampliação das atividades disponíveis a essas pessoas e, como consequência, maior integração social e econômica nas comunidades.

Deficientes no Brasil
24, 5 milhões de brasileiros possui alguma deficiência física, auditiva, mental, visual ou múltipla (Fonte: IBGE)
38,7% das crianças entre 4 e 6 anos que são portadoras de alguma deficiência não freqüentam a escola (Fonte: IBGE)

500 brasileiros se tornam deficientes todos os dias, seja por acidentes e doenças que deixam seqüelas (Fonte: ONU e OMS)

Um comentário:

  1. Olá, é bom frisar que a educação inclusiva foi inserida no contexto escolar brasileiro a partir de 1994, após o Brasil acatar a Declaração de Salamanca. A LDB de 1996 contemplou a inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino.
    Não se usa mais termos como deficientes e deficiente mental. Usa-se pessoas com deficiência e pessoas com deficiência intelectual.
    Pela data da postagem poderia ter sido colocados os dados do Censo 2010 do IBGE que apontam 23,9% de pessoas com deficiência no Brasil, algo em torno de 45 milhões de pessoas.

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