sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TV britânica exibe minissérie em que todos os atores têm uma deficiência física real

 
Estreou na televisão britânica, uma minissérie em que todos os atores têm uma deficiência física real. Clique para visitar o canal Life & Style.

Já se espera que esta série de televisão revolucione a forma como todos nós vemos os deficientes físicos. Cast Offs ("Largados", em tradução livre) a ser exibido no Channel 4 , conta a história de um grupo de deficientes convidados a ir para uma ilha remota do litoral britânico e fazer parte de um reality show.

A série terá inicialmente apenas seis episódios. Cada um é protagonizado por cada uma das personagens: Um jovem paraplégico numa cadeira de rodas, uma anã, uma grávida com deficiência auditiva, um cego, uma vítima do medicamento Talidomida e outra que sofre do querubismo (doença genética que causa anomalias na face).

Segundo alguns críticos britânicos, esta mini-série com pessoas com deficiências reais representará uma inovação na maneira como a televisão apresenta pessoas com este género de problemas ou anomalias físicas. "Não é que a televisão os ignore. Mas em geral eles estão confinados a papéis de vítimas ou de "superaleijados", que triunfam pelo heroísmo", escreveu Andrew Billen, do jornal The Times. E conclui: "Cast Offs" poderá ser a primeira obra de ficção da TV que não pede que tenhamos pena do deficiente". A este respeito, um dos produtores da série, Joel Wilson, disse à revista americana Times que quis criar algo satírico que iria "mexer com a maneira como a deficiência física é vista". E acrescenta: " Queríamos mostrar que os deficientes não são nem mais nem menos problemáticos do que qualquer pessoa".

Ainda segundo o jornal The Guardian, uma pesquisa recente da Independent Television Commission, 79% dos telespectadores britânicos dizem que não se importariam se um deficiente físico apresentasse um noticiário em horário nobre. Fica a dúvida no ar: qual seria o resultado se tal pesquisa  fosse feita em Portugal? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário