domingo, 10 de junho de 2018

Curso de Qualificação em Mediação Escolar




LOCAL: 
Colégio Pedro II - Salão Nobre - Rua Marechal Floriano, 80 - Centro - Rio de Janeiro (Em frente a Avenida Passos; Próximo ao Metro Uruguaiana; Metro Presidente Vargas) (Como Chegar - Mapa)

 

CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO: 
200 horas ( 80h aula presencial e 60h estudo bibliográfico* e mais 60h de supervisão e prática escolar**)
* Estudo Bibliográfico é opcional!


DURAÇÃO DO CURSO: 
8 meses - Junho de 2018 a Fevereiro de 2019

 
 

INFORMAÇÕES:

Telefone: (21) 2577 8691 ou (21) 980684462 (Somente WhatsApp) - Atendimento de segunda a quinta, das 9h às 17h. Sexta a Domingo não há atendimento!
 

 

PÚBLICO-ALVO:

Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação e/ou Pós, e que tenham interesse na mediação escolar.

CRONOGRAMA:

16 de junho de 2018 - módulo 1
21 de julho de 2018 - módulo 2 
18 de agosto de 2018 - módulo 3
29 de setembro de 2018 - módulo 4
20 de outubro de 2018 - módulo 5
24 de novembro de 2018 - módulo 6
26 de janeiro de 2019 - módulo 7
23 de fevereiro de 2019 - módulo 8.
 

HORÁRIO:

Sábado
8h às 9h - Credenciamento | Secretaria
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.

OBJETIVO:

Apresentar e discutir bases teóricas e práticas que se aplicam no trabalho da inclusão escolar, mediação e seus desdobramentos. O profissional deverá ao final do curso, ser capaz de ter um olhar multidisciplinar, biopsicossocial sobre os indivíduos inclusos, dialogar com as áreas de saúde que acompanham o aluno, bem como saber elaborar materiais para o trabalho com o mesmo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


Módulo 1 - Neurociências - Cognição e Linuagem

Carga Horária: 10h | Professora: Anna Carolina Miguel
Aguardando conteúdo da Professora.

Módulo 2 - Perspectivas, Mediação e Intervenção 1

Carga Horária: 10h | Professora: Elaine Romero

Desenvolvimento Infantil – Intelectual, Processos Cognitivos, Conhecimento Social, Desenvolvimento de normas e valores, Conduta Social;
O Psicólogo Escolar;
Fundamentos da Neuropsicologia – Funções Executivas.

Módulo 3 - Perspectivas, Mediação e Intervenção 2

Carga Horária: 10h | Professora: Michele Joia
Mediação nas Escolas - Princípios Básicos;
Educação Especial x AEE;
Leis de Inclusão;
Apoio Pedagógico e Institucional - Teorias da Aprendizagem;
Currículo Estruturado.

Módulo 4 - Perspectivas, Mediação e Intervenção 3

Carga Horária: 10h | Professor: Elaine Romero
Trantornos do Desenvolvimento - Atrasos Maturativos, Deficiência Intelectual e Mental, Paralisia Cerebral e outras alterações motoras, Transtornos Psiquiátricos;
Necessidade de Apoio Generalizado;
Subjetividade e Construção de Possibilidades.

Módulo 5 - Mediação Escolar na Perspectiva DIR Floortime

Carga Horária: 10h | Professora: Helena Gueiros
Reconhecer as diferenças individuais no ambiente escolar;
Como são as capacidades regulatórias do aluno;
Reconhecer os níveis de desenvolvimento do aluno;
Estrategias para auxiliar na regulação;
Adaptação da rotina, do ambiente, do conteúdo nos diferentes perfis de aluno;
Adaptação da nossa forma de agir para facilitar a rotina escolar;
Como lidar com as birras e crises da criança na escola;
Como usar o interesse da criança para desenvolver as atividades escolares;
Como analisar se o conteúdo que estamos apresentando é o adequado, se ele entende e se há significado para o aluno..

Módulo 6 - Perspectivas, Mediação e Intervenção 4

Carga Horária: 10h | Professora: Michele Joia
Desenvolvimento Cognitivo;
Dificuldades de Aprendizagem x Transtornos de Aprendizagem;
Adaptações para Dislexia, Discalculia, Disortografia, Disgrafia e TDAH.

Módulo 7 - Perspectivas, Mediação e Intervenção 5

Carga Horária: 10h | Professora: Elaine Romero
A Família de crianças com deficiência;
Diagnóstico, Laudos, e Pareceres - Para que serve?;
Elaboração de Relatório Escolar para a área de saúde.

Módulo 8 - Perspectivas, Mediação e Intervenção 6

Carga Horária: 10h | Professora: Michele Joia
Autismo – Técnicas de Manejo, Aporte Pedagógico, Teoria da Mente, Apoio de Interação, Momentos Pedagógicos;
Adaptação de Espaço e Conteúdo;
PEI;
Material para Manutenção Pedagógica.

*Módulo Intermediário – Estudo Bibliográfico (opcional)

Carga Horária: 60h

Para complementar a formação do Curso de Qualificação em Mediação Escolar, é necessário ler os livros e entregar uma resenha descritiva de cada livro e vídeo até o módulo 7, impresso em folha A4, com no mínimo 2 laudas, em Times New Roman, tamanho 12. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 60h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!

ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.

- Silva, Michele Joia da. A inclusão de crianças na escola - O papel do educador diante das dificuldades de aprendizagem. 1ª Edição: Rio de Janeiro – RJ: Wak: 2018.
- Relvas, Marta. Neurociência e Transtornos de Aprendizagem: As múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 5ª Edição: Rio de Janeiro – RJ: WAK Editora
- Maia, Heber (Org.). Neurociência e Desenvolvimento Cognitivo. 2ª Edição: Rio de Janeiro – RJ: WAK Editora: 2012.
- Rodrigues, Janine Marta Coelho e Spencer, Eric. A Criança Autista. Rio de Janeiro – RJ: WAK: 2013.
- Fatores que influenciam o aprendizado - Suzana Herculano-Houzel - Clique aqui e assista diretamente ao vídeo
- Inclusão Escolar - Programa Especial - Clique aqui e assista diretamente ao vídeo

**Módulo Supervisão e Prática de Medição Escolar

Carga Horária: 60h | Supervisora: Elaine Romero e/ou Michele Joia
Prática de Mediação Escolar opcional realizada em escolas parceiras de 2 a 3x na semana, dentro do turno da manhã ou tarde, acompanhado de supervisão, afim de aprimorar o conteúdo disponibilizado pelo curso. Essa parte do curso não condiciona a indicação de emprego, e nem constitui contrato empregatício, nem honorários.

 

COORDENAÇÃO DO CURSO:


Michele Joia Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Educadora Especial, Especialista em  Autismo, Qualificada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada).  Professora e Oientadora de Pós-Graduação na áreas de educação inclusiva; Palestrante na Área de Saúde e Educação; Supervisora de estágios em Psicopedagogia; Atua em consultório com crianças com dificuldades especiais desde o ano de 2010; Coordenadora do SOP- Serviço de Orientação Psicopedagógica do LABESCRI; Autora do Livro: Inclusão com a inclusão de crianças em escola particular; Gestora das empresas CITV e Criar Recriar – Prevenção e Promoção de Saúde na Educação. 

PROFESSORES:


Anna Carolina Miguel - Fonoaudióloga formada pela UFRJ desde 2006, Mestranda em Diversidade e Inclusão - UFF; Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil (Santa Casa de Misericórdia RJ), Especialista em Neurociências Aplicadas a Aprendizagem (IPUB/UFRJ), atua na área da Linguagem (clínica) e da Fonoaudiologia Educacional (consultoria). Volta seus estudos para interface entre Neurociências e a Fonoaudiologia, a fim de maiores aprofundamentos no entendimento dos Transtornos da Aprendizagem e do Desenvolvimento em prol de intervenções inclusivas mais eficazes. Realiza atividades multidisciplinares de pesquisa, ensino e divulgação científica em Neurociências.

Elaine Romero - Psicóloga Clínica com experiência na área de Saúde Mental. Especializanda em Psiquiatria e Psicanálise com crianças e adolescentes – UFRJ; Especializanda em Neuropsicologia e Reabilitação-UCL; Atende em consultório e Clínica particular; Atua com orientação a pais, familiares e educadores; Atua como psicóloga no SOP- Serviço de Orientação Psicopedagógica em escola particular, Responsável Técnica da Criar Recriar - Prevenção e Promoção de Saúde na Educação.

Michele Joia Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Educadora Especial, Especialista em  Autismo, Qualificada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada).  Professora e Oientadora de Pós-Graduação na áreas de educação inclusiva; Palestrante na Área de Saúde e Educação; Supervisora de estágios em Psicopedagogia; Atua em consultório com crianças com dificuldades especiais desde o ano de 2010; Coordenadora do SOP- Serviço de Orientação Psicopedagógica do LABESCRI; Autora do Livro: Inclusão com a inclusão de crianças em escola particular; Gestora das empresas CITV e Criar Recriar – Prevenção e Promoção de Saúde na Educação. 

Helena Gueiros Formação Técnica em Integração sensorial pela SPD Foundation, módulos 1 e 2. Terapeuta DIR/Floortime Advanced provider. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2006). Pós- graduada em Psicomotricidade. Área de atuação é neuropediatria, com grande enfoque no tratamento de crianças dentro do espectro autistas e desordens correlatas. Coordenadora da pós-graduação em Desenvolvimento Infantil da Faculdade Redentor e Docente da Graduação da Faculdade Redentor. CREFITO-2: 113320-F.

OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional, ou a remarcação do módulo.
 

INVESTIMENTO

(para pagamento até a data limite e sujeito a lotação do auditório, o que ocorrer primeiro):

 

ATÉ 14/06/18 - de R$ 900,00 por:

R$ 700,00 - individual (cartão) em até 10x sem juros;
R$ 580,00 - individual (depósito) - ou 1a. parcela no depósito de R$ 130,00 e mais 6 parcelas no boleto de R$ 75,00;
R$ 480,00 - por inscrito (depósito) - ou 1a. parcela no depósito de R$ 120,00 e mais 6 parcelas no boleto de R$ 60,00/cada inscrito no grupo a partir de 3 pessoas* 


    *Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao pagamento da 1ª parcela. A partir da 2ª parcela, o pagamento será realizado em boleto bancário, que será enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição!** Caso o grupo seja desfeito por qualquer motivo, e não atinja o número mínimo de 3 pessoas durante o curso, a inscrição dos demais participantes serão consideradas como individual, e será cobrado a diferença do valor da inscrição.

     

    INSCRIÇÕES E PAGAMENTO: www.creativeideias.com.br



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário