segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Cursos de Atualização 2017: Psicomotricidade, Alfabetização de Autistas, DEL (Distúrbio Específico de Linguagem), Neurociência e Transtornos de Aprendizagem e Mediação Escolar e DIR/Floortime




LOCAL:
Colégio Pedro II - Sala de Audiovisual - Rua São Francisco Xavier, 204/208 - Tijuca

INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 25778691 ou 98068-4462 (WhatsApp)

CERTIFICADO:
Carga horária do certificado de participação (cada curso): 8h


PÚBLICO ALVO:
Profissionais e Estudantes de Graduação e/ou Pós da área da saúde e da educação, Familiares, e demais interessados no assunto.


CRONOGRAMA:
9h às 10h - Credenciamento
10h às 12h30 - Aula
12h30 às 13h30 - Almoço
13h30 às 17h - Aula
17h - Encerramento


PROGRAMA DO CURSO:

- Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil;
- Aspectos do Desenvolvimento Motor;
- Desenvolvimento Psicomotor da Criança;
- Exercícios Psicomotores;
- A Psicomotricidade no Processo de Aprendizagem;
- A Avaliação Psicomotora;
- Atividades Psicomotoras.



PALESTRANTE:

Fátima Alves - Fonoaudióloga, Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, UNIPLI. Docente da Pós-graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da Faculdade Unyleya. Orientadora de monografia dos cursos de Psicomotricidade e Arteterapia da AVM/UCAM. Professora Convidada dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP. Professora convidada na formação em Arteterapia no Ateliê de Marise Piloto. Docente e orientadora de TCC da Laureate International Universities IBMR Centro Universitário. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicomotricidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicomotricidade, inclusão e down. Presidente da ABP, gestão 2008/2010. Conselheira da ABP. Autora dos livros da WAK Editora: “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”; “Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio”; “Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com Amor e União”, “Para Entender a Síndrome de Down”, “A Psicomotricidade e o Idoso: uma educação para a saúde” e “A Infância e a Psicomotricidade: A pedagogia do corpo e do movimento”. Participante de eventos nacionais e internacionais em Psicomotricidade e Educação como ministrante em palestras, cursos e workshops. Colunista no blog CREATIVEIDEAIS - http://creativeideias.blogspot.com.br.







PROGRAMA DO CURSO:

Aguardando mais informações fornecidas pela palestrante.


PALESTRANTE:

Rita Thompson - Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV; Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - SBP, e autora de diversos artigos científicos (em livros de psicomotricidade, neuropsicologia, neuroeducação e educação).







PROGRAMA DO CURSO:

Distúrbio Específico de Linguagem (DEL):

1. Conceito

2. Classificação

3. Fatores etiológicos

4. Sintomatologia

5. Perfil Linguístico-cognitivo


Avaliações fonoaudiológicas em linguagem oral:

1. Exame Fonético-Fonológico

2. Processamento Fonológico: Consciência Fonológica (Pamplona e Capovilla); acesso lexical (nomeação automatizada rápida); memória operacional (alça fonológica: spam de dígitos ITPA, repetição de pseudopalavras; esboço visuo-espacial: memória seqüencial visual ITPA).

3. ABFW

4. PEABODY

5. ADL

6. Pragmática: PROC

7. Narrativa de Relato e História
Estratégias terapêuticas em linguagem oral:

1. Reorganização do sistema fonológico – recepção e expressão; ambientes facilitadores; zona de desenvolvimento proximal.

2. Desenvolvimento do campo semântico-lexical e semântico-pragmático.

3. Desenvolvimento da narrativa de relato e história – microestrutura (nível morfossintático) e macroestrutura narrativa – sequências lógicas e recontagem de histórias.


PALESTRANTE:

Gladis dos Santos - Fonoaudiologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1986), pós-graduação em psicomotricidade e mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, fundamentando abordagem clínica pela neuropsicologia e psicomotricidade, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos da linguagem oral e escrita, metacognição, reorganização cognitiva / psicomotora (atenção, percepção, memória, fala, pensamento e movimento).







PROGRAMA DO CURSO:

- Diferenciar os conceitos de Transtornos, Dificuldades de Aprendizagem;
- Reconhecer as bases neurobiológicas e neuropsicológicas dos transtornos e dificuldades da aprendizagem/ comportamento;
- Reconhecendo o cérebro hiperativo e recriando estratégias pedagógicas na sala de aula;
- Distúrbio da Atenção, Distúrbios de Memória, Distúrbios de Linguagem. Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo. Neurobiologia do Estresse. Bullying, Psicobiologia do Medo e Fobias escolares.



PALESTRANTE:

Marta Relvas - Bióloga, Neurobióloga, Psicopedagoga, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, Pós graduada em Anatomia Humana, Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino Superior, atua ainda como Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem. Mentora do Curso de Pós Graduação de Neurociência Pedagógica da Universidade Cândido Mendes - Faculdade Integrada AVM; Autora dos livros: "Fundamentos Biológicos da Educação - Desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem"; "Neurociência e os Transtornos de Aprendizagem"; "Neurociência e Educação - Gêneros e potencialidades na sala de aula"; dentre outros livros e DVD pela WAK Editora.







PROGRAMA DO CURSO:

- Reconhecer as diferenças individuais no ambiente escolar;
- Como são as capacidades regulatórias do aluno;
- Reconhecer os níveis de desenvolvimento do aluno;
- Estrategias para auxiliar na regulação;
- Adaptação da rotina, do ambiente, do conteúdo nos diferentes perfis de aluno;
- Adaptação da nossa forma de agir para facilitar a rotina escolar;
- Como lidar com as birras e crises da criança na escola;
- Como usar o interesse da criança para desenvolver as atividades escolares;
- Como analisar se o conteúdo que estamos apresentando é o adequado para aquele aluno, se ele entende e se há significado para o aluno.



PALESTRANTE:

Helena Gueiros - Terapeuta DIR/Floortime C2 pelo ICDL Institute; Certificada em Integração Sensorial - Mentorship 1 pela SPD Foundation; Fisioterapeuta; Psicomotricista; Coordenadora da pós-graduação em Desenvolvimento Infantil da Faculdade Redentor e Docente da Graduação da Faculdade Redentor. CREFITO-2: 113320-F.


OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o evento não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional. Caso haja algum problema operacional em relação ao local do evento, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro local.




INVESTIMENTO:



GRUPOS*:
A partir de 5 pessoas em cada curso matriculado - forma de pagamento em depósito - R$ 60,00 por integrante do grupo.


ATENÇÃO: Caso após o preenchimento e finalização da ficha de inscrição, o participante queira mudar de curso, é necessário preencher uma nova ficha e verificar se há disponibilidade do mesmo.



PAGAMENTO E INSCRIÇÃO: www.creativeideias.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário