segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Coluna do dia: Thiago de Araújo



Assistindo a reportagem do Fantástico, exibida no último dia 11/01/2015 (http://migre.me/occGw) sobre inclusão, fiquei profundamente triste e decepcionado, não que eu esperasse algo mais evoluído do país em que vivemos, mas por ver que estamos bem atrasados e um país que se diz em desenvolvimento, mostra que é para apenas uma parcela da sociedade.

Se vemos essa grande diferença, na visão de cadeirantes, o que dirá na inclusão de autistas, síndrome de down, paralisia cerebral, e por aí vai...

Leis temos de montão, já citei duas na minha coluna anterior, mas segue abaixo outras leis para conhecimento:






Então eu pergunto: Como podemos mudar isso? Com nossas pequenas ações diárias! Ou seja, fazer com que a lei seja cumprida, inclusive pelos órgãos públicos. O prédio em que você estuda ou trabalha, ele tem que ter mobilidade, pois fomentam a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso, seja a de deficiente ou não.

"Mas no meu prédio, na minha empresa, na minha escola, não há nenhum deficiente."

OK! Mas devemos pensar na sociedade como um todo, pois quantas pessoas não eram deficientes e se tornaram? Quantas pessoas, durante um período, podem ficar sem andar, falar, enxergar, devido a algum acidente? Quantas pessoas com baixa mobilidade, como idosos,não conseguem se locomover na cidade que ajudaram a construir e desenvolver?

Infelizmente estamos bem distante da realidade mostrada na reportagem. Mas até quando? Quando a sociedade irá se unir para que todos possam realmente viver em sociedade?

Até quando, os cidadãos, que necessitam de uma boa mobilidade e pagam seus impostos, terão seus direitos negados?

Até quarta!



Nenhum comentário:

Postar um comentário