quinta-feira, 10 de julho de 2014

Dra. Ana Severino apresenta o Método DOLF no programa Viagem pelo Cérebro

O programa Viagem pelo Cérebro, exibido pela TV Lisboa, em Portugal, entrevistou a Dra. Ana Severino criadora do Método DOLF – Método de desenvolvimento linguístico, oral e fonológico.

O Método DOLF é um meio ou ferramenta auxiliar na aprendizagem da fala, linguagem, da leitura e da escrita. Usa estratégias multissensoriais, permitindo à criança ver, ouvir, falar, fazer o gesto e escrever. O método DOLF associa um gesto a cada fonema do português, fazendo posteriormente a ligação ao grafema. Este método chama a atenção para os movimentos da boca, para o modo como se articulam ou como se produzem os sons do português. O uso do gesto serve de apoio à memória auditiva, visual e usa uma memória suplementar, a memória motora. É um método flexível que pode ser aplicado conforme o objetivo e mediante cada aluno a partir dos 3, 4 anos de idade.

Este método destina-se a crianças com perturbações de fala, perturbações fonológicas, perturbações da linguagem ou com perturbações específicas de leitura e escrita (dislexia, disortografia). Pode igualmente ser usado em crianças sem qualquer tipo de perturbação, tendo por isso uma função preventiva.

 

Clique na foto e assista a entrevista:
 
http://tvl.pt/2014/07/08/viagem-pelo-cerebro-metodo-dolf-metodo-de-desenvolvimento-linguistico-e-oral-e-fonologico/


 

Um comentário: