terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Como diminuir a sensibilidade auditiva no Autista

As festas de fim de ano são um verdadeiro tormento para a maioria dos autistas e consequentemente para nós pais de autistas, os autistas tem sensibilidade auditiva e barulhos muito altos, ou repetitivos costumam deixa-los nervosos, desorganizados sensorialmente e as vezes com verdadeiro pânico destes sons.

A gente evita ao máximo expor nossos pequenos a estas situações desagradáveis, mas não é possível fazer isto sempre. E o réveillon é uma destas situações, mesmo que a gente não solte fogos em nossa casa, muita gente o faz! Então a gente vai falar aqui de algumas dicas para ajudar nossos filhos a passar por estas situações da melhor maneira possível

A  sensibilidade auditiva no Autista foi definido de uma forma bem fácil de entender pela Mary Temple Grandin uma autista de alto funcionamento bem sucedida profissionalmente e hoje com 66 anos, ela disse que a sua audição funciona como se ela usasse um aparelho auditivo cujo controle de volume só funciona no “super alto”. É como se fosse um microfone ligado que capta todo barulho ao redor. E ela tem duas escolhas: deixar o microfone ligado e ser inundada pelo barulho, ou desligar. Por  isso ela e muitos autistas parecem surdos, eles simplesmente desligam este sentido para não sentir o incomodo do excesso de barulho.
O que pode ser feito:

Reforço
Use o reforço positivo ou negativo: Faça o barulho que incomoda seu filho e ao ve-lo tapar o ouvido faça algo que seja incomodo para ele, como passar bucha vegetal nas mãos por exemplo. Geralmente nós mães temos dó de fazer isto com nossos filhotes, mas não é nada que vá machuca-lo ou estressa-lo, mas existe o reforço positivo, com o nosso filho ele detesta o liquidificador por exemplo e eu vou com ele para cozinha e faço o suco dele no liquidificador e não deixo ele por as mãos no ouvido quando o suco fica pronto eu explico que para ter o suco precisa do barulho e o suco passa a ser o reforço positivo!

Exercício
 1. Aprender a ouvir barulhos e sons espontâneos
Pedimos para criança para ficar em silêncio (se for confortável pra ela de olhos fechados) e escute. Pedimos para que ele observe sons como: um carro que passe na rua, o latido do cão, o som do vento, a máquina de lavar, a porta que se abre. E pedimos a criança que o identifique.

Podem ser feitos em casa, sentado em uma praça, ou onde sua imaginação mandar.
Também pedimos que a criança escute os sons dentro de sí: A batida do coração, o barulho da respiração o barulho da barriga dentre outros.

Este exercício servirá para que a criança aprenda a identificar os sons e também para perceber quais ruidos incomodam para ser trabalhados mais tarde.

A ordem será: “(nome da criança) o que você escuta?”
 
Exercício 2. Aprenda a ouvir os sons e ruídos causados.
Este exercício é realizado sentado à mesa. pede-se que se faça de olhos vendados, mas se a criança se sentir incomodada com isto se posicione atrás da criança, faça os sons e pergunte : “o que você ouve?” 

Deixo uma lista de idéias:
- papel de corte com a tesoura
- batendo na mesa com os nós dos dedos
- passar prego em alguma superfície
- bata bola
- Bater com um martelo
- afiar um lápis
- Dobre o papel
- palmas
- estalar os dedos
- Barulhos com a língua
- Apito
- Soltando um objeto no chão
- Despeje o líquido um copo
- bata com uma colher de chá em um copo
- fechar um zíper
- escreva com giz no quadro negro
- Escreva em papel
- Deixando uma xícara no pires
- Dê uma mordida em uma maçã
- Corte com uma faca
- comer algo crocante
- Assoar o nariz
- Jogue um molho de chaves no chão
- Instrumentos: flauta, castanholas, xilofone, apitos, etc
. – sons onomatopaicos de animais
... dentre outros.

Profissionais que podem ajudar   
Terapeuta Ocupacional 
Eles desempenham um papel fundamental nas dificuldades sensoriais por meio de programas e, muitas vezes a adaptação dos ambientes para garantir aos indivíduos ter uma vida tão independente quanto possível.
 
Fonoaudióloga
Muitas vezes o uso de estímulos sensoriais para incentivar e apoiar o desenvolvimento da linguagem e interação.

Musicoterapeuta 
Usa instrumentos e sons (estímulos auditivos), para incentivar e desenvolver os sistemas sensoriais, principalmente o sistema auditivo.
Trabalhar esta sensibilidade auditiva nos autistas demora um certo tempo, mas vale a pena !

Nenhum comentário:

Postar um comentário