quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Terapia ABA






Quanto mais estudo sobre  Terapia ABA, mais apaixonado fico pelo modelo e pelos avanços dos pacientes.


A Terapia ABA Applied Behaviour Analysis (em inglês), ou Análise Comportamental Aplicada (em português), advém do Behaviorismo que nada mais é o estudo, a observação e a explicação da relação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem.


O método ABA é um ensino intensivo e individual das habilidades que um indivíduo necessita para ser o mais independente possível, visando é claro sua qualidade de vida.


O método trabalha a interação social, o contato visual, a leitura, a matemática, a habilidade de brincar, a comunicação, além das atividades do dia -a – dia como a alimentação, a higiene pessoal e as necessidades fisiológicas do autista. O ABA também trabalha no sentido de desestimular as agressões e as fugas.

A TERAPIA ABA é aplicado com diversos passos:


1 - avaliação inicial, 
2 - definição de objetivos a serem alcançados, 
3 - elaboração de programas/procedimentos, 
4 - ensino intensivo, 
5 - avaliação do progresso.


O tratamento comportamental caracteriza-se, pela experimentação, registro e constante mudança. A lista de objetivos a serem alcançados é definida pelo profissional, juntamente com a família com base nas habilidades iniciais do indivíduo. Assim, o envolvimento dos pais e de todas as pessoas que participam da vida da criança é fundamental durante todo o processo.

A seguir segue um vídeo que explica sobre a Terapia ABA:





Nenhum comentário:

Postar um comentário