sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O Fifa Soccer ajuda a calcular?

 

A garotada da sua escola é maluca por futebol? Então aproveite: proponha que eles joguem esse esporte nos videogames e computadores com um olhar para a Matemática envolvida nos jogos. A dica é do professor Fillipe Henrique Fernandes Pacheco, de Cidade Ocidental, a 192 quilômetros de Goiânia.

Ele promoveu um campeonato direcionado com os alunos do 9º ano do Colégio Estadual Ocidental. Durante as partidas – disputadas no Playstation 2 – a turma tinha de coletar dados estatísticos como porcentagem de chutes ao gol, tempo de posse de bola, média de gols por partida etc. E não vale apenas copiar os dados que o game já dá, tem de mostrar os cálculos feitos.

Um dos principais games de futebol é o Fifa Soccer, com versões anuais que costumam ser super atualizadas, com a escalação oficial dos times e todos os outros detalhes dos campos. Outro badalado é o Pro Evolution Soccer, mas há inúmeros jogos ligados ao tema, incluídas aí versões para os tablets e até algumas gratuitas. O melhor é ver qual funciona melhor nos equipamentos que vocês têm disponíveis na sua escola.

E você, já usou outros jogos para os conteúdos de Matemática? Como foi a experiência?

Fonte: Revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário