terça-feira, 17 de julho de 2012

Análise do Comportamento Aplicada (ABA)


Análise do Comportamento Aplicada é o nome em português para a sigla ABA - Applied Behavior Analysis. Trata-se de uma abordagem da Psicologia que tem demonstrado eficácia em diversas áreas de atuação, onde é necessária uma mudança de comportamento e relacionamento entre pessoas.

Qualquer comportamento deficitário ou em excesso no desenvolvimento de um indivíduo e que prejudique seu bem-estar com o meio, pode ser alvo da intervenção, que terá como objetivo a promoção de habilidades que tornem esse indivíduo capaz de produzir relações saudáveis com a sociedade em que vive.

Uma das demandas sociais atendidas pela ABA é o tratamento de pessoas com desenvolvimento atípico, seja ele leve, moderado ou muito invasivo. Entre os diagnósticos, destacam-se: Autismo, PDD, Síndrome de Asperger, X Frágil, Lesão Cerebral, Síndrome de Down, Atraso de Linguagem (Expressivo ou Compreensivo), Déficits de Aprendizagem, Hiperatividade, Distúrbio de Atenção, Dificuldades de Interação Social; até crianças adolescentes que estejam apresentando dificuldades circunstanciais com limites, integração social, acompanhamento escolar e aspectos gerais da rotina (como sono, alimentação e auto-cuidado, entre outros).

A intervenção ocorre em cinco frentes comportamentais: Acadêmica, Profissional, Social, Verbal, Atividades de vida diária – AVD e pode envolver profissionais de diversas áreas, sempre considerando a máxima eficácia do tratamento.

Fonte: Gradual

Nenhum comentário:

Postar um comentário