terça-feira, 16 de agosto de 2011

Museu da Arte Moderna oferece cursos de diversas modalidade artísticas


O Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, oferece, no segundo semestre de 2011, cursos de diversas modalidades artísticas para pessoas com e sem deficiência. Esses cursos fazem parte do Programa Igual Diferente que promove o estudo e criação das artes, que busca desenvolver e melhorar a saúde mental para quebrar barreiras do preconceito e estimular talentos e projetos.

Programação

Gravura – Início 22/08
O curso, voltado para a experimentação e a reflexão acerca dos conceitos de gravação, propõe o conhecimento das formas de gravura e suas possibilidades. Oferece aos alunos noções básicas sobre essa forma de linguagem visual por meio de aulas práticas.

Processos de Criação em Performance – Início 15/08
Um espaço para a experimentação e pesquisa da prática artística da performance, que se utiliza de elementos de várias linguagens, como o teatro, a dança, a música e as artes visuais, na criação de uma cena. Aberto a interessados a partir de 14 anos.

Escultura – Início 23/08
O curso propõe reflexões sobre a imagem com trocas de conhecimento entre alunos cegos, de baixa visão e videntes. As atividades têm como base referências artísticas e partem de experiências sensoriais e da produção de imagens por meio da técnica de escultura.

Desenho Urbano - Início 17/08
Assim como o desenho, a cidade também é constituída de linhas, pontos, manchas.  O projeto Desenho Urbano propõe a investigação da cidade através do desenho; a linha do metrô é o ponto de partida. Nesse projeto, aulas no MAM são intercaladas com encontros externos com propostas de desenho de observação, investigação do traço, sensibilização do olhar e a experiência de desenhar na rua. O intuito é “redescobrir” um lugar e devolver a ele o desenho.  O percurso é semanalmente registrado pelos participantes, com a orientação das professoras-artistas Cibele Lucena e Leya Mira Brander.

Fotografia – Início 17/08
Com aulas práticas e teóricas o aluno constrói um repertório artístico e aprende sobre elementos fotográficos como enquadramento e luz, além de recursos da câmera digital e técnicas experimentais.

Processo Autoral em Desenho e Pintura – Início 18/08
Para pessoas com experiência em pintura ou desenho. Por meio de estudos e referências de diferentes processos de criação, e exercícios práticos com tinta acrílica sobre papel e tela, o intuito é desenvolver e aprimorar o percurso criativo de cada participante.

História em Quadrinhos – Início 19/08
Por meio de aulas práticas com atividades individuais e em grupo, o curso aborda a origem das Histórias em Quadrinhos, tirinhas e charges. Desenvolve técnicas de roteirização, desenho, construção de narrativa, roteiro, representação de movimento, expressões de personagens e paisagem.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (11) 5085-1312 ou e-mail cursos@mam.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário