terça-feira, 12 de julho de 2011

Nova Iguaçu cria Secretaria da Pessoa com Deficiência

Uma das primeiras ações será a realização de um censo para levantar o número de pessoas com deficiência e identificar as reais necessidades destas pessoas.

Símbolo de acessibilidade

A Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ) criou mais uma Secretaria para assegurar os direitos fundamentais das pessoas com deficiência. O decreto 9034 do dia 4 de junho oficializou o estabelecimento da Secretaria municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a primeira da Baixada Fluminense. À frente do novo órgão, Daniela Marques destaca que o objetivo é garantir às pessoas com deficiência acessibilidade, encaminhamento ao mercado de trabalho, educação inclusiva, entre outros direitos.

Uma das primeiras ações será a realização de um censo para levantar o número exato de pessoas com deficiência intelectual e múltipla no município e identificar quais são as reais necessidades destas pessoas. “Queremos saber onde moram, qual o tipo de deficiência possuem e montar uma frente de trabalho para que todos os recursos que esses cidadãos têm direito cheguem a eles”, explicou Daniela. De acordo com o Censo de 2000, Nova Iguaçu tem cerca de 150 mil pessoas deficientes.

A nova secretária ressaltou que firmará parcerias com outras Secretarias e instituições como Firjan, Sesi e Senai para desenvolver projetos que beneficiem estes cidadãos e já anunciou a participação na comissão organizadora da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontecerá de 21 a 28 de agosto no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário