sábado, 25 de junho de 2011

PECS- Picture Exchange Communication System (Comunicação usando trocas de fotos)

A comunicação é uma das muitas áreas afectadas pelo autismo e o PECS é um processo auxiliar no desenvolvimento da linguagem e propõe-se a implementar um "caminho" de comunicação entre o autista e o meio que o cerca. Algumas crianças autistas desenvolvem a chamada linguagem tradicional, entretanto, outras talvez nunca falem, mas poderão utilizar um instrumento preciso para se relacionarem ("falar") com o mundo e expressarem seus anseios e desejos.
O PECS é esse instrumento fundamental para assessorar e compreender a rotina do autista. Criado há mais de 12 anos pelo Delaware Autistic Program, esse método baseia-se no ABA (Applied Behavior Analysis) e ensina o autista a trocar uma foto por algo que deseja.

A vantagem do PECS é a sua simplicidade e racionalidade em proporcionar uma resposta primária por parte do autista, ou seja, ele escolhe a foto (visual) do PECS que demonstra o que quer estabelecendo a comunicação com os outros e, em muitos casos, promovendo o desenvolvimento da fala. Vale ressaltar que a primeira "língua" da maioria dos autistas é a visual.

Como Começar a usar o PECS


Passo 1
As instruções que me foram dadas pela professora com treinamento no "Teacch" e pela fonoaudióloga da primeira escola que meu filho frequentou são as seguintes: eu deveria começar utilizando a foto do PECS de um biscoito - sempre atractivo. O PECS deve ser utilizado junto com a fala e a linguagem dos sinais. [...]

Passo 2
Costurei em um cabide um pedaço de pano onde apliquei velcro, e coloquei no quarto dele (sempre no mesmo lugar e bem visível). O processo para ensinar o autista a usar o roteiro é o mesmo do biscoito. Comece pela manhã, ao acordar. Leve o autista até o roteiro e tire a primeira foto que representará a
primeira actividade da manhã (como ir ao banheiro urinar ou trocar de roupa, escovar os dentes, etc). [...]

Passo 3
Depois que começar a "Programação Diária", o calendário, introduza as fotos das acções que serão praticadas na rua, como ir ao supermercado, voltar para casa, ir ao shopping, andar de carro ou autocarro, ir à Igreja, à casa da vovó,
etc. [...]

Passo 4
Também use em casa um fichário. Na frente dele coloque duas linhas de velcro e dentro, usando velcro e fotos plastificadas do PECS, tenha um conjunto de actividades como pintar, desenhar, brincar lá fora, brincar com brinquedos, merendar, tomar algum líquido. Deixe esta pasta sempre no mesmo lugar (é melhor ter duas ou mais, uma em cada lugar da casa. Eu tinha duas, uma no quarto dele e uma na sala. Isso vai depender também do tamanho da sua casa) [...]

Passo 5
Esconda ou tire do alcance do autista todos os brinquedos. Tire uma foto de cada brinquedo e faça com elas um fichário. Para obter o brinquedo o autista terá que usar as fotos. No começo, para ensinar o método, vá ao fichário com o autista e tire ou deixe-a escolher o brinquedo que deseja. Lembre-se de dizer sempre, usando a foto, o nome do brinquedo [...]

Outras maneiras de iniciar

"Todos estes passos foram fundamentais para o desenvolvimento do Luke. Ele aprendeu a falar, reconhecer com as fotos o que deveria fazer e, com isso, passou a ganhar independência, fazer escolhas. Hoje ainda uso PECS, mas com menos dependência. Tenho o roteiro de actividades do dia na escola, desta maneira ele não fica tão agitado, e uso um calendário em casa com as actividades semanais. [...] "

[...] O PECS não tem limites para ser usado. Seja criativo e observe os detalhes do comportamento do autista para obter os melhores resultados deste excelente instrumento de ajuda.

Os Direitos das pessoas com Autismo

Cartilha sobre os direitos da pessoa com Autismo para download!

É só clicar no link, que abre o arquivo em PDF para download!


http://www.assistiva.org.br/sites/default/files/direitospessoasautismo_leitura_0.pdf

terça-feira, 21 de junho de 2011

Seminário "Inclusão Social para crianças com necessidades especiais" - Autismo e Síndrome de Down


Dia: 16/07/2011
Horário: 08h às 14h
Local: UERJ - Auditório 11 - 1 andar - Bloco F - Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro.
E-mail: creativeideias@bol.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | 8832 6047 | 8688 3654

Investimento: R$ 70,00 - Descontos para grupos ou depósito, favor entrar em contato.

Público alvo: Pais, Parentes, Psicólogos, Psicopedagogos, Professores, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Estudantes.

Inscrições: http://creativeideias.webnode.com.br


Objetivo:
Fornecer técnicas e estratégias para facilitar a inclusão social de crianças com necessidades especiais - autismo e síndrome de down.


Palestrantes:


"Equoterapia - Inclusão e desenvolvimento de crianças especiais"

Dr. Antonio Luiz Nunes - Fisioterapeuta, Equoterapeuta, Neuropsiquiatra, Ortomolecular, e Diretor do CEINC. CREFITO 52701424

"Estratégias para estimular a comunicação verbal e não-verbal"

Dr. Felipe Ribeiro – Fonoaudiólogo e Psicopedagogo, Especializado em Linguagem, coordenador do NIACP, Professor Universitário e Palestrante em Aprendizagem, comunicação humana e Oratória, Professor do Curso de Extensão UFRJ-LETRAS em Dificuldades de Aprendizagem. Registro: CREFONO – 11428 RJ.

"Esportes - Auxiliando no desenvolvimento"

Sérgio de Castro – Formado em Educação Física. Professor Universitário especializado em esportes para pessoas com necessidades educativas especiais. Pai de um jovem autista com 27 anos. G-9072-RJ – CREF

"Práticas Inclusivas para alunos com deficiência intelectual"

Valéria Oliveira dos Santos – Graduada pela UERJ em Pedagogia. Especializada em Educação Especial e Deficiência Intelectual. Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado. Orientadora Pedagógica na Qualificação Profissional para pessoas com deficiência intelectual na Unidade de Educação e Trabalho 25 de Agosto/FUNDEC.


"Indicado pela palestrante Dayse Serra, a substituí-la no evento devido a problemas de saúde da mesma."

Dr. Waldir Toledo – Psicólogo. Mestre em Educação pelo Proped UERJ com concentração em: Educação Inclusiva e Processos Cognitivos. Pós-graduado em: Educação Psicomotora – Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) – RJ, Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto-Juvenil e Neuropsicologia – Santa Casa de Misericórdia - RJ. Já atuou na APAE-Rio e na AACD. CRP-RJ: 24835/05